• Faça sua reserva
    Logo Versare Hotéis
    ¹ Crianças de 0 a 6 anos

DICAS DE TURISMO

Fotos Alexandre Neutxling

Dicas

Pelotas tem uma história de coragem, determinação e muito trabalho. Num breve passeio por ruas repletas de fachadas históricas, é possível resgatar toda a essência de uma sociedade de fortes tradições culturais. Foi a Luta de seu povo, no passado, que fez com que Pelotas fosse considerada a verdadeira capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas.

Prédios

Pelotas é uma cidade rica em história e tradições. Mansões e prédios centenários evocam a imagem da opulência econômica e cultural que a pecuária e as charqueadas proporcionaram no passado. Os filhos das famíias abastadas estudavam na Europa, trazendo em seu retorno, hábitos e gostos requintados, fazendo da cidade um pólo não apenas econômico, mas também artístico e cultural, posição que ocupa até hoje, em relação a Zona Sul do estado. Com esta formação cosmopolita, desenvolveu-se uma tradição de hospitalidade que se mantém até hoje.

Aqui também, a herança dos doces portugueses, com suas receitas passadas de mãe para filha, geração após geração através dos séculos, encontrou um terreno fértil e desenvolveu-se. Inicialmente nas cozinhas dos imigrantes, depois nas festas e banquetes da antiga elite, a arte familiar evoluiu para formar hoje uma saborosa indústria representada por centenas de doceiras e confeiteiras.